UM CAMINHO EM CONSTRUÇÃO

O CIRCUITO CULTURAL DO DIAMANTE – SERRO é um projeto em construção. Sua primeira parte é a publicação e distribuição nacional e internacional de um Guia Visual com informações sobre os monumentos históricos e artísticos e as manifestações do patrimônio imaterial – celebrações, festas, modos de fazer, gastronomia etc. – do Serro. Além da sede do município, serão divulgados também os distritos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, a Vila Deputado Augusto Clementino, e os pequenos municípios do entorno: Alvorada de Minas, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Rio Vermelho.

O projeto editorial tem como referência a série Eyewitness Travel (no Brasil, Guia Visual), que prioriza imagens, ilustrações, mapas e plantas em perspectiva, visando atingir um público identificado com o Turismo Cultural, um dos setores econômicos que mais crescem no mundo (ver gráfico abaixo). A tiragem de 15 mil exemplares será distribuída em bancas de revista das principais capitais brasileiras e maiores cidades mineiras. Também haverá versão digital bilingue em ebook e divulgação permanente dos municípios em sítio na internet.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

O Guia está sendo produzido, com previsão de  publicação ainda em 2017, conforme as seguintes etapas de desenvolvimento:

  • Estudo bibliográfico.
  • Atualização de pesquisa histórica e de inventário turístico em campo por meio de: a) reuniões com grupos de artistas, técnicos, gestores públicos, entidades culturais e do setor de turismo nas sedes e nos distritos; b) visitas aos monumentos para avaliação do estado de preservação, registro e entrevistas com as pessoas responsáveis pelos bens culturais; c) visitas a órgãos públicos, comércio e outras entidades para aquisição de informações de serviços, eventos festivos e de infraestrutura urbana; d)seções fotográficas dos monumentos históricos e artísticos, das cidades em geral, dos pontos de referência e atrações históricas, culturais e naturais.
  • Preparação dos dados da pesquisa.
  • Edição, publicação e distribuição do guia.

PRÓXIMAS ETAPAS

A publicação do Guia é apenas uma fase que deverá ser complementada para se constituir efetivamente num circuito cultural. A Casa Sol Invictus está consolidando parcerias para a execução das duas próximas etapas:

  • Implementação de arranjos socioprodutivos de base comunitária para a prestação de serviços turísticos nas áreas de transporte, agenciamento, hospedagem, alimentação, recepção, eventos e muitas outras atividades, como roteiros e atrações culturais.
  • Desenvolvimento de aplicativo de celular para operacionalização e divulgação do Circuito Cultural do Diamante.
Circuito Cultural do Diamante © Todos os direitos reservados.